tecnologia

tecnologia

Exponenciais, semelhantes a da Lei de Moore, podem ser observadas na adoção de diversas novas tecnologias – ganhos de produtividade reduzem os custos que aumentam a demanda, o que leva à pesquisa por novos ganhos de produtividade. Alguns exemplos de crescimento exponencial em tecnologia são: TV, internet, banda larga, telefonia celular, em especial os smartphones, capacidade dos discos rígidos, sensores diversos, etc. Na esteira destes movimentos surgem diversas oportunidades para bons negócios para os alpinistas de exponenciais.

Depois do sucesso de “A Rede Social”
, filme de David Fincher sobre o Facebook, outras empresas e personalidades da internet vão aparecer no cinema.

Desde quando um rajá indiano foi levado a recompensar um brâmane com um grão de trigo para a primeira casa do tabuleiro de xadrez, dois para a segunda, quatro para a terceira e assim progressivamente (veja a lenda aqui), que nos fascina o poder das exponenciais. Pois, no mercado de tecnologia, encontramos uma exponencial na Lei de Moore, que atesta que a cada 18 meses a capacidade de processamento dos chips (quantidade de transistores, para ser exato) dobra, com o mesmo custo de produção.

Só que a ideia não é permitir que nossos astronautas possam acessar o YouTube lá de cima, não. O LLCD deverá utilizado, por exemplo, para permitir a transmissão de imagens espaciais em alta definição, assim como o envio de dados em tempo real (ou o mais próximo possível disso) de certos estudos feitos fora da Terra. Mas, quem sabe esta invenção não seja o pontapé inicial para alguma tecnologia de comunicação mais eficiente para uso aqui mesmo na Terra.

De onde nascem as ideias para um novo empreendimento? Do acaso? Da vontade de mudar algo que percebemos que não é eficiente? Do estudo detalhado de uma cadeia de valor, em busca de espaços pouco ocupados? De um olhar atento aos movimentos de inovação? De conhecimentos transmitidos de pais para filhos?

Como o próprio nome evidencia – Lunar Laser Communications Demonstration (LLCD) -, esta tecnologia tem como ingrediente principal o uso de laser nas transmissões em vez de radiofrequência, que é o padrão nas nossas comunicações móveis atuais, por exemplo.

Deja un comentario